quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Interatividade Entrevista - Vitor Saraiva (Imperio do Progresso)

Não poderiamos deixar de fora a escola mais cotada ao 4° lugar da Liesv, nem mesmo o desaparecimento de seu presidente ''Diego Araújo''. Com isso o Interatividade foi atrás de Vitor Saraiva, carnavalesco da Progresso !
Interatividade - Faça um resumo do que a escola vai contar na avenida

Saraiva - A Progresso vai falar das relações entre Brasil e Índia, entremeadas por Portugal, começando pela mais famosa, a confusão dos navegantes europeus que batizaram nossos povos nativos como Índios. Falamos do comercio, das cobiçadas especiarias, das religiões, ensinamentos, culinária... é um passeio descompromissado por culturas tão ricas quanto heterogêneas. Quando comecei a pesquisar para o enredo, fui encontrando várias coisas indianas que se pareciam muito com o que temos no Brasil, e vice versa. Logo o desfile inteiro brincaremos com as duas estéticas: cocares-turbantes, indianos marajoaras, bumba-meu-boi banhado a ouro... No fim, o próprio carnaval entra na dança, sob ares de festa religiosa. Não é um desfile linear, pra contar historinha. É um desfile para ser apreciado.

Interatividade - Qual é a carta da manga da escola pra conseguir almejar boas Colocações ?

Saraiva - Novamente, nosso diferencial é o trabalho todo feito à mão, aliado a um tema rico (sem ser gratuito), mais uma forte pesquisa de cores, formas, imagens... Como sempre, nada será muito óbvio. Soma-se a isso o samba bacana cantado pelo James e acho que o resultado var ser bem legal de se ver.

Interatividade - Como foi o trabalho esse ano? Deu tudo no tempo? vem como desejava?

Saraiva - Cada ano que passa o tempo encurta e fica mais difícil tocar o barracão da escola. Esse ano o ritmo foi frenético, a escola foi praticamente toda feita aos domingos, durante quatro meses. O resultado final ficou muito próximo do projeto inicial, mas há coisas em que o prazo influenciou, sim.

Interatividade - Como foi a interação entre os membros da escola nesse ano de trabalho? Houve algum desentendimento forte?

Saraiva - O Diego quis me matar algumas vezes, já que eu não mostrei nada até quase a data da entrega. Mas foi um dos anos mais tranqüilos.

Interatividade - Você acha que sua escola conseguirá seu objetivo? O que você espera dela em termos de colocação?

Saraiva - Se os jurados mantiverem a coerência dos anos passados, certamente ficaremos em 4º. Coerência, nesse caso, significa considerar bom o desfile como um todo, mas tirar pontos por que eu não expliquei o significado das plumas de determinada fantasia, ou porque eu não coloquei a novela das oito no desfile, ou ainda por que o traço está infantil demais.

Interatividade - O que você espera ver de suas concorrentes esse ano?

Saraiva - Sem dúvida alguma, belíssimos trabalhos. O povo da Liesv manda muito bem.

Interatividade - Um chute de qual escola fica, quem sobe e quem cai.

Saraiva - Jamais. Os caros jurados que se virem.

Nenhum comentário: