Vamos começar a divulgação das justificativas dos jurados do Caesv. Vamos iniciar com o quesito de Alegorias do jurado Luís Butti. Confiram:
G.R.E.SV. Estrela Guia
A primeira alegoria não se apresenta como uma alegoria propriamente dita. Ou seja, não existe a figura alegórica descrita e nem bases, adereços ou ligações entre a parte frontal, central e traseira do carro. É apenas um croqui, extremamente mal desenhado e sem retratar o que se pede. São identificadas apenas "manchas" sem nexo algum com o apresentado no organograma, de traço pobre ou impossível compreensão. A Nossa Senhora e a flor "voam". Aonde estariam o suporte para estas esculturas ? (- 1,0) É possível ver um desequilíbrio estético muito grande entre o Carro 1 e o Carro 2. Parecem ser desenhados por duas pessoas diferentes, onde nenhuma delas sabe do que se trata o enredo e o ala a ala. (- 0,2) Os índios descritos no organograma não aparecem. Tamanho da escultura de Nossa Senhora é extremamente desproporcional ao resto da alegoria. (- 0,1) É possível notar o letreiro apagado e reescrito, de forma sem capricho ou estéticamente prejudicial ao desfile. O mesmo defeito é notável na imagem de Nossa Senhora. (- 0,1) Carro 2 melhor elaborado do que o primeiro, porém, apresentando falhas. Não existem destaques nos quatro queijos detectados (- 0,4). Desnecessária a névoa azul na parte superior, desequilibrando a estética da agremiação. Existe um "vazio" no centro da alegoria, prejudicando a plástica (- 0,1) O artesanato não está claramente retratado conforme explanado no Organograma Oficial. (- 0,1) Obs: O tripé está sendo julgado como alegoria, pelo fato de possuir uma pessoa em cima, o que tira o propósito de ser julgado como tripé. No tripé, a escola propõe que o público e o jurado imagine o que é. Porém, esta "dúvida" está extremamente mal retratada, visto que a simbologia do tripé é uma ampulheta, que significa o tempo, e não a dúvida. Não existem queijos, não existem composições. Se resume apenas a uma ampulheta, que retrata, errôneamente, a "dúvida". (- 0,7)
G.R.E.S.V. Bambas Sambario
Abre-Alas de extremo bom gosto, mas desproporcional no tamanho (muito "fino" em relação aos demais carros e até em relação a avenida). (- 0,1) A escala cromática do abre-alas é um primor, lembrando uma favela real, mas algumas casas estão mal aplicadas na parte traseira do carro. (- 0,2). Centro do Carro 3 não acompanha a estética do restante da alegoria, destoando a plástica. Nada que comprometa muito a qualidade alegórica, visto que o carro retrata fielmente uma capa de um álbum (- 0,1)
G.R.E.S.V. União Faz A Força
A agremiação possui um erro alegórico coletivo. Quase nenhum carro traz a essência de Rosa Magalhães (o luxo, a escala cromática característica, traços e vestuários mais cênicos estilo teatro), o que é grave. (- 0,5) Abre Alas de bom gosto com o Teatro, onde Rosa Magalhães começou. Porém existe um desequilíbrio visual na aplicação dos elementos, principalmente o letreiro, que parece que despencou e quebrou. O Carro faz perceber que o homenageado é Hans Donner, e não Rosa Magalhães (-0,1) Carro 2 há um descompasso estético, com variação de estilos sem algum propósito. É possível encontrar ilustrações, vetores e 2D, prejudicando considerávelmente o resultado final da alegoria. O carro também lembra mais o estilo de Renato Lage do que de Rosa Magalhães. Os destaques de trás parecem estar voando, e não presos como os da frente. O camelo retratado na alegoria na verdade é um dromedário (- 0,4) O excesso de flores prejudica o visual do carro fazendo a alegoria 3 parecer um caixão de defunto. (- 0,1)
C.E.S.V. Imperador
Carro Abre-Alas traz um formato inovador. A idéia é interessante, mas a estética por alguma razão não funcionou, ficando "vazio". (- 0,1) O destaque superior nas mãos dos bonecos "voa", sem alguma plataforma ou chão. (- 0,1) A tentativa de mostrar o Carnaval antes das escolas de samba está ligeiramente confusa. (- 0,1) O Carro 3 possui um pequeno erro de acabamento no trem e uma falta de ligação do globo com a arquibancada com os sambistas, pois parecem dois carros avulsos que bateram. Mas, novamente nada muito compremetedor. A idéia ousada da escola nas alegorias é muito positiva, principalmente em elementos. (- 0,1) No Tripé 1, o letreiro parece ser apenas aplicado, sem uma preocupação estética. Os bonecos e o notebook também não estão bem aplicados (a imagem estoura) (- 0,1)
G.R.E.S.V. Camarões dos Pampas
No carro-abre alas, há um "ovo" que está prejudicando o visual. É feio e desnecessário para compreender o trecho do enredo que a alegoria retrata. Me pareceu vazio criativamente. Ponto positivo para a escala cromática, mas a idéia está meio vaga (- 0,1) O carro é desproporcional aos demais (muito grande), enquanto se vê os demais carros no tamanho normal. A parte de trás está desconexa a parte da frente, parecendo dois carros avulsos (- 0,2) Alegoria 2 extremamente poluída em elementos, cores e esculturas, fazendo com que o significado do carro fique bastante prejudicado. Existem muitas esculturas extremamente próximas. Talvez se houvessem plataformas na frente ou atrás, facilitaria a compreensão da alegoria. Os destaques não seguem o nível das esculturas. (- 0,3)
G.R.E.S.V. Dragões Lendários
Nota 10,0 Sem justificativas.
G.R.E.S.V. Aliança Suburbana
A escola comete um sério erro coletivo no quesito Alegorias em colocá-las em um plano diferente ao padrão do Carnaval Virtual. Não que seja proibido, mas perde em perspectiva, e consequentemente cai o nível em conteúdo e qualidade. (- 0,5) O carro abre-alas é muito bonito e com traços interessantes, mas se perde justamente na parte traseira, por ser um carro em diagonal, deixando o resultado final prejudicado. As composições estão de frente, enquanto os carros estão de lado (- 0,2) O Tripé 1 tem realização extremamente pobre. É apenas um montoado e bandeiras holandesas/francesas. Não há idéia, não há concepção e não há conteúdo. (- 0,5) O Carro 2 é muito mais bem realizado do que o abre-alas, mas eu sinto mais um "cenário" do que um carro alegórico. Não existe a carnavalização. Ou seja, se lembra mais uma feira ou um shopping do que um carro alegórico. (- 0,2) O Carro 3 é disparado o mais bem feito e quase 100%. Apenas não entendi porque existem destaques apenas de um lado (ok, estariam encobertos pelo trem, mas poderíamos ver o costeiro dos primeiros) (-0,1)
U.E.S.V. Lira de Ouro
O Carro abre-alas, apesar de maravilhoso, traz uma falha grave de acabamento, não pela concepção, mas por detalhes. Dez destaques trazem o costeiro "quebrado" (desenho cortado pela metade no scanner), o que acaba penalizando a agremiação. O mesmo problema de acabamento permanece em menor escala nos carros 2, 3 e no Tripé. (- 0,4) No abre alas, o bebê no globo mais parece um lagarto do que um feto, gerando falha de acabamento e compreensão do apresentado no material (- 0,1) O Carro 2 traz uma sensação de vazio no tapete vermelho e os diplomas estão "voando" nas laterais do tapete. A alegoria parece meio fria, sem vida. (- 0,2) No Carro 3, a gota de sangue caindo das agulhas é de extremo mau gosto estético e não acrescenta no conteúdo. Apelativo e desnecessário. (- 0,1)
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