quarta-feira, 10 de junho de 2009

INTERATIVIDADE ENTREVISTA - Juliana campos (União faz a força)

Agora é a vez de Juliana Campos, autora do enredo da União faz a força, que vem homenageando Rosa Magalhães.


Interatividade - Juliana, Por que essa iniciativa de ingressar no Carnaval Virtual? Você já trabalhava no Carnaval Real?

Juliana - Apesar de admirar desde longas datas o Carnaval, especialmente o desfile das Escolas de Samba, nunca trabalhei com o carnaval real. Conheci o projeto da LIESV em 2004, quando pude acompanhar os desfiles daquele ano. Em 2006, juntamente com um amigo que planejava ingressar com uma escola virtual, aproximei-me do pessoal que já estava há mais tempo no Carnaval Virtual. Muito interessante poder acompanhar o interesse, o empenho de todas essas pessoas, jovens ainda, mas apaixonados por samba e escolas de samba, trabalhando muito e com bastante paixão para colocar suas escolas lindas na apresentação dos desfiles. É bem gratificante acompanhar as pesquisas, o desenvolvimento do roteiro; depois a confecção e elaboração de fantasias e alegorias, ao passo em que os sambas de enredo concorrentes são compostos e, finalmente, é escolhido um como o hino oficial do carnaval da agremiação para aquele ano. Foi um encontro feliz com o carnaval virtual, podendo firmar amizades, que ultrapassam os desfiles virtuais e, com certeza, serão eternas.

Interatividade - De onde veio a idéia do enredo? Como você pretende apresentá-lo?

Juliana - A idéia do enredo partiu do Presidente da União Faz a Força, Lucas Vagner. Num desses acasos da vida, começamos a conversar , após apuração do Carnaval de 2008 e fui convidada a desenvolver a temática sobre a Carnavalesca Rosa Magalhães. Conhecendo do trabalho desta, por acompanhar os desfiles das escolas de samba, constata-se a evolução e cresceu cada vez mais a admiração pelos trabalhos da artista, desde sua passagem pelo Império Serrano, em 1982, pela Estácio de Sá, Salgueiro e por quase duas décadas na Imperatriz Leopoldinense. A pesquisa acerca da trajetória de Rosa Magalhães, no meio artístico e seu ingresso no carnaval foi gratificante, percebendo o cuidado, o detalhismo, a fidelidade histórica, em todos os aspectos de seus carnavais. Toda essa pesquisa serviu de base para a elaboração do roteiro de desfile e consequente desenvolvimento do enredo, podendo-se dizer que o desfile será um retrato fiel da trajetória de Rosa nas veredas das artes.
Interatividade - A Caesv é o grande teste de entrar na Liesv. Qual a sua intenção na liga?

Juliana - A intenção é sempre somar, ajudando a exaltar a LIESV, colocando-a na posição de excelência que merece. Poder desenvolver trabalhos de qualidade, baseados em propostas culturais, com objetivos de divulgar fatos não tão conhecidos ao grande público, podendo, dessa forma, divulgar a Liga. Cada carnaval, cada desfile são momentos únicos que devem ser aproveitados, terem um sentido, especialmente de poder realizar coisas bonitas e passar uma mensagem com significado aos espectadores. E para manter todo esse trabalho, não há como se esquecer da instituição maior que cuida de toda organização e administração dos desfiles virtuais. Portanto, antes de pensar no sucesso da escola, tem de se centralizar no crescimento, no fortalecimento e afirmação da LIESV como grande Liga de Carnaval virtual e saber que todos os que fazem parte dela são peças imprescindíveis para sua ampliação e manutenção. Assim, como o próprio nome da escola diz, Unir Forças para a glória da LIESV.

Interatividade - Como a escola vem?Qual a carta na manga, se tiver? O que o público pode esperar?

Juliana - A União Faz a Força está bem montada, bem armada. Cores harmônicas, com variações em tons e subtons, setorizada de acordo com a proposta do enredo. O público pode esperar um desfile alegre, totalmente de acordo com o enredo, bem matizado, embalado por um samba de enredo animado, valente, de melodia agradável e crescente. O conjunto do desfile, com certeza é a grande surpresa deste carnaval. Tudo foi elaborado com carinho, coerência, de fácil identificação, com preocupação constante do entendimento do público e dos julgadores. Podem esperar o desfile da União, que certamente será um grande espetáculo a ser apresentado nesta CAESV 2009.

Interatividade - Qual a sua mensagem pro público que acompanha o Caesv? E para os torcedores de sua escola?

Juliana - Será mais um dia de desfiles da LIESV. Além do grupo especial e de acesso, o CAESV constitui-se em mais uma grande noite, com muita emoção, alegria, amizade, coroando um ano de trabalho árduo das escolas, visando a apresentação de belíssimos espetáculos para o grande público. Samba de enredo animados, empolgantes, melódicos que farão os apaixonados por samba, carnaval e escolas de samba acompanharem todos os desfiles, podendo acompanhar uma surpresa atrás da outra, durante os desfiles. A União Faz a Força, como o próprio nome diz, representa a união de muitos talentos, pessoas especiais, que trabalharam da melhor forma possível e com muito carinho para apresentar o desfile de 2009. Será uma noite de coroação e emoção de todos esses trabalhos, onde o coração bate mais forte, a esperança de ascender à LIESV se renova e pode-se firmar todas as amizades existentes. Por isso, todos unidos, torcedores, amigos, público e toda escola, para que façamos dessa união a força para todos nós brincarmos no nosso carnaval. Avante União, rumo à vitória!

Um comentário:

Guilherme Estevão. disse...

Lembrando, que Guilherme Estevão também ajudou, foi o responsável pelo desenho das fantasias.


Queria deixar gravado, que sou um dos carnavalescos, eu e Lucas ajudamos a colocar esse desfile em prática,por que não adianta nada apenas sinopse se não tiver fantasias e alegorias.

ass: Guilherme Estevão.