sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Interatividade Entrevista - Eduardo Nunes (Raízes)

É, o coro vai comer, o bicho vai pegar...
... o espetáculo vai começar !
Faltando apenas 1 dia para os desfiles, o interatividade entrevista Edu nunes, presidente e carnavalesco da Raízes.


Interatividade - Faça um resumo do que a escola vai contar na avenida


Eduardo - A Raízes vai contar um enredo de muita força no qual sempre acreditei. Uma idéia que surgiu de uma notícia de jornal, no ano passado quando o recente país entrava numa crise política séria. Daí veio a idéia de pesquisar a história do Timor. Usei como base inicial o filme “Lorosae Timur – o massacre que o mundo não viu” de Lucélia Santos, que me abriu o horizonte sobre o país, vendo em tanta guerra um país de uma brava história. Enredo que tem como fio condutor a liberdade, que é representada pelo sol. O Sol que desponta primeiro lá no Oriente nos leva a uma lenda, a lenda da gênese do Timor. A partir daí caminhamos pela história do país, que com muita bravura resistiu, miscigenou e reinvetou o significado de liberdade, a liberdade-lorosae. Para eles Loroase, em língua tétum, significa “vitória”. E a vitória pretendemos chegar.

Interatividade - Qual é a carta da manga da escola pra conseguir almejar ares especiais?

Eduardo - Não existe carta na manga. E se houvesse eu não poderia falar (risos). Cada setor da escola vem trabalhado em um conceito tentando contemplar vários estilos conforme o enredo vai pedindo, acho isso especial nesse desfile, a força do conjunto. No primeiro carro usamos muita água e néon. No segundo o rústico dá o tom, falando da raiz da terra timorense. O terceiro da colonização prima pelo cuidado com a estética mais requintada colonial. Já no quarto carro trazemos o uso de efeitos pirotécnicos, que fala da guerra, dos anos de terror. O quinto mostra toda a emoção de um país liberto, a primeira nação do século XXI. As fantasias contam com a assinatura de Amanda Ramos, que deu um show.

Interatividade - Como foi o trabalho esse ano? Deu tudo no tempo? vem como desejava?

Eduardo - Foi tudo muito bem planejado, mas no final sempre há uma boa correria, senão não é carnaval, nem no mundo virtual (risos). Gostaria de ter me dedicado mais, embora ache que o enredo será bem desenvolvido, mas assuntos pessoais e profissionais não nos deixam 100% para fazer o ideal. A Amanda se esforçou muito para fazer belos desenhos em um tempo curto, o que foi muito legal. As coisas vem como nós planejávamos, com muita garra num carnaval que tem fome de vitória (Lorosae).

Interatividade - Como foi a interação entre os membros da escola nesse ano de trabalho? Houve algum desentendimento forte?

Eduardo - Eu só estou até hoje no carnaval virtual por causa da minha equipe da minha escola. O Murilo é realmente meu braço direito na Raízes faz com que a escola tenha respeitabilidade dentro da Liga, já que me encontro muito ausente das listas, fóruns de discussão por conta de N fatores. Já a Amanda esse ano foi meu outro braço vital na construção dessa história, pois ela desenha com muito bom gosto e faz fantasias de um nível muito bom e entregou tudo religiosamente dentro dos prazos, além de ser um doce pra trabalhar. Outra pessoa que apesar de ser de outra escola, mas que sempre se faz presente na Raízes é o André Rodrigues, que me ajudou muito pra pensar esse carnaval, que é meu amigo de furadas e acertos nas quadras do carnaval real, companheiro de equipe na Tuiuti, enfim um irmão que o carnaval virtual me deu. Por isso o Clima (Rio/Bahia/Belford roxo) melhor é impossível. Posso até me estressar as vezes com coisas externas a escola, mas algo interno não acontece, por isso que a raizes ta cada dia mais forte.

Interatividade - Você acha que sua escola conseguirá seu objetivo? O que você espera dela em termos de colocação?

Eduardo - Nunca se pode esperar nada em termos de colocação. Não tenho a mínima noção de como vem as nossas co-irmãs. Eu digo por nós da Raízes, faremos um Carnaval na nossa linha, mostrando uma bela história, um samba de atitude... Se isso será bem recebido, ótimo, senão só em colocar mais um carnaval na tela já é uma consagração.



Interatividade - O que você espera ver de suas concorrentes esse ano?

Eduardo - Não verei, pois não vou estar no interior de São Paulo sem acesso a internet no dia do desfile (risos). Verei depois certamente todas as co-irmãs. Espero delas um desfile do melhor nível que a LIESV já viu.

Interatividade - Um chute de qual escola fica, quem sobe e quem cai.

Eduardo - “Lorosae” é Vitória! Que os bons ares que traremos da Insulíndia possam trazer muito Axé pra essa escola e que ela possa fazer dessa passarela virtual um verdadeiro templo de apaixonados por samba, mesmo que do outro lado da tela.

Interatividade - Você acha que o samba ser o único "fora" do estúdio no cd pode prejudicar a aceitação do mesmo?

Eduardo - Nós tinhamos a possibilidade de gravar no Rio em estúdio com um intérprete daqui, como foi feito com o samba de 2008. Mas preferi manter a voz do Murilo, já que havia uma impossibilidade forte dele vir cantar no Rio. Eu queria a voz dele nessa samba já que ele é o nosso interprete oficial desde o início da escola. Não sei se chega a prejudicar, acho que não. O bom samba e a bela interpretação do Murilo acho que compensam.

Nenhum comentário: