A segunda noite de desfiles da Liesv aconteceu e foi uma maravilha. Sem os problemas da sexta, o sábado da Liesv foi praticamente perfeito. E Marco Maciel veio com os comentários das escolas, começando pelo desfile da Estrela do Amanhã que desfilou ontem até a Imperatriz Paulista que finalizou o Carnaval Virtual 2009:
Pra finalizar a noite de sexta, foi a vez da GRESV Estrela do Amanhã desfilar com “Rui Barbosa - Em Verde e Amarelo, Herói de Nossa Gente; Gênio Nacional”, um enredo biográfico e didático, que contou com alegorias e fantasias simples, mas que deixaram explícitas a proposta da escola de apresentar de forma direta um tema histórico, abordando as fases políticas em que o político Rui Barbosa viveu. Destaque para o bom samba puxado pelo excelente Pixulé, intérprete do Império da Tijuca no carnaval real. A Estrela deverá figurar em posições intermediárias.
Na noite de sábado, o bloco Barra Funda Estação Primeira abriu a segunda noite com irreverência em “Saúde é o que Interessa e o Resto não tem Pressa”, num desfile divertido que misturou peste negra com Xuxa e Preta Gil. Alguns antigos componentes da LIESV como Diego Araújo e Juliana Campos foram “homenageados” no enredo. O samba puxado por Leonardo Bessa animou o público, principalmente na hora do refrão “Pula pulga”.
A GRESV Altaneiros do Samba trouxe o arco-íris para a Jorge 30 com “O Sol Irradia Luz e a Altaneiros Banha-se em Cores”. Após um sensacional esquenta com o samba “Domingo”, da União da Ilha de 1977, o intérprete Evandro Malandro defendeu um samba-enredo que funcionou perfeitamente e embalou um desfile sensacional, que soube variar as cores adequadamente, conforme a proposta do enredo. Com alegorias e fantasias muito bem trabalhadas, a escola com sede no Maranhão pode sonhar com seu primeiro título no carnaval virtual.
Em seguida, a GRESV Falcões da Serra falou sobre o país africano Mali no enredo “O Berço da Humanidade. Mali, a Utopia Africana”. A temática, como o esperado, rendeu um desfile pesado, com as cores misturadas ao longo da apresentação, resultando num conjunto bem sucedido. O intérprete estreante Fábio Fernandes teve excelente atuação, defendendo o forte samba composto por Willian Tadeu com maestria. Pode brigar pelas primeiras posições.
Celebrando 10 anos de existência, a tradicionalíssima GRESV Imperiais do Samba teve uma arrancada como poucas vezes se vira no carnaval virtual, com um discurso envolvente do presidente Wellington Kirmiliene, o Imperial, contagiando e emocionando a todos os internautas. Foi a deixa para o intérprete Tico LV assumir o microfone e cantar o fortíssimo samba, de enredo “Somniu Aeternitatium Imperiale - Só quem é pode saber!”. O desfile esbanjou beleza, com um conjunto fantástico e alegorias e fantasias caprichadas, desenhadas por dois carnavalescos estreantes, para falar sobre a eternidade e estabelecer uma ligação desta com a primeira década completada pela Imperiais do Samba. A escola tem todas as condições de repetir 2004 e conquistar o seu segundo título no carnaval virtual.
A GRESV Princesa da Zona Norte entrou com “O Sopro de Yansá”, com um conjunto que mesclou cores fortes com o azul e branco, as cores da escola. Destaque absoluto para o samba-enredo, já aclamado com um dos melhores da história do carnaval virtual, e que rendeu perfeitamente na João Jorge 30. O enredo exaltou a deusa dos orixás e ainda homenageou Clara Nunes no último setor. Mas a Princesa apresentou alegorias com uma pequena discrepância no visual e pode receber descontos no quesito.
Com “O Pássaro de São Paulo”, a GRESV União do Samba Brasileiro, atual campeã do Grupo Especial da LIESV, entrou na Passarela João Jorge 30 determinada na busca pelo bicampeonato. A popular USB homenageou Anésia Machado, a primeira aviadora brasileira, fazendo uma viagem pelos locais por onde ela voou, além de exaltar a sua trajetória. Com um belo samba puxado por Igor Vianna (intérprete da União de Jacarepaguá) no carnaval real, e um conjunto perfeito, a escola presidida por Willian Tadeu certamente poderá sonhar com o bicampeonato, inclusive não sendo negado um certo favoritismo à USB com relação às escolas anteriores.
Penúltima escola a desfilar, a SVS Cruzeiro do Sul apresentou a seguinte dualidade: a música na vida e a vida na música. O enredo “Música, Maestro! – A Vida em Dois Atos” mostrou uma leitura fácil, relacionando os sons do cotidiano com as músicas que nos embalam, incluindo os sons da torcida nos estádios e, é claro, o samba. Inclusive grandes sambas-enredo clássicos da história da LIESV foram lembrados no desfile. Murilo Duarte, que foi o carnavalesco da Cruzeiro, também defendeu o bom samba-enredo. Por atraso na entrega do material, terá desconto de um ponto na apuração.
Fechando os desfiles, a GRESV Imperatriz Paulista, dona de dois títulos (conquistados em 2005 e 2007), falou sobre ópera e música brasileira sempre com o requinte dos belíssimos desenhos que a escola comandada por Luís Butti costuma trazer para a Passarela Virtual João Jorge 30, além do enredo ter sido bastante descritivo e didático. Com o excelente samba defendido por Anderson Paz (novo intérprete do Império Serrano), mais uma vez a tradicional agremiação, como sempre ocorre anualmente, irá brigar pelo campeonato.
Amanhã tem a divulgação de todos os prêmios e outras novidades.
Afinal, a cobertura total dos desfiles da Liesv você só encontra aqui!
Nenhum comentário:
Postar um comentário