sexta-feira, 12 de junho de 2009

INTERATIVIDADE ENTREVISTA - Edson Fiuza (Imperador)

Ai ai ai ai, está chegando a hora! Falta só um dia para o desfile da CAESV, e nossa série de entrevistas não para por aí. O entrevistado da vez é Edson Fiuza, diretor de carnaval da Imperador, a 4ª escola a desfilar.


Interatividade - Por que essa iniciativa de ingressar no Carnaval Virtual? Você já trabalhava no Carnaval Real?
.
Edson - Eu sempre desfilei em escola de samba real, desde pequeno, aqui em Mogi, mas nunca trabalhei em nenhuma escola real. E sobre ter começado no carnaval virtual, a mesma história contada em todas as entrevistas anteriores, de reunião de amigos que não tinham mais o que fazer e acabaram se metendo no meio do carnaval virtual, tomando gosto pela coisa e descobrindo nisso algo muito maior que uma brincadeira.

.
Interatividade - De onde veio a idéia do enredo? Como você pretende apresentá-lo?
.
Edson - Na época que eu entrei na Imperador eu tinha um enredo pronto sobre TV e carnaval, mas pra escola maior, tipo do acesso. Então, o Raphael pediu pra eu fazer um enredo sobre carnaval. No começo achei que poderia dar um bom enredo, mas sem muita originalidade, já que já é um tema batido. Enrolei umas duas semanas sem fazer absolutamente nada, dizendo pro Raphael que já estava quase terminando, e pensando em como fazer esse enredo sem cair no óbvio. Aí num dia eu tava no meu quarto lendo um livro, que eu nem lembro mais qual é, me deu um tique e eu comecei a escrever. Em dois minutos desenvolvi uma sinopse curta, com uma analogia simples pra representar a ideia do enredo.
.
Interatividade - A Caesv é o grande teste de entrar na Liesv. Qual a sua intenção na liga?
.
Edson - Eu sei que o CAESV é, além de teste pra entrar na LIESV, um aprendizado pra liga, tanto que muitas escolas inscritas não desfilam, porque inicialmente a ideia de montar uma escola virtual é interessante, mas depois eles veem que dá trabalho. Eu sei disso porque já sou da casa e fui do CAESV em 2007, num desfile que eu achei bom, mas que teve alguns momentos épicos no pior dos sentidos. Hoje eu tenho muito mais noção do que é carnaval virtual do que tinha ano passado ou em 2007, porque nesse tempo eu vi várias coisas acontecerem aqui, o trabalho que dá para resolvê-las e que elas só são resolvidas com a ajuda de pessoas interessadas. Agora mesmo a situação não é das melhores, mas o povo tá unido e tudo vai se resolver. O Raphael também já fez desfile no CAESV, em 2008. E, vendo o desfile da Renovação ano passado e da Imperador nesse ano, a melhora é absurda, em todos os quesitos. Além disso, ele sempre se mostrou interessado, me perguntava coisas sobre a LIESV, como agir, coisas que iam além do regulamento, mas que eram de grande importância para uma escola que quer ser realmente ótima. Com certeza, se a Imperador subir, vai ser mais uma escola boa que vai acrescentar à liga, e vai evoluir mais ainda nos próximos anos, porque há interesse e responsabilidade.
.
Interatividade - Como a escola vem? Qual a carta na manga, se tiver? O que o público pode esperar?
.
Edson - Carta na manga não, porque isso dá ideia de coisa escondida que vai ganhar o jogo. Mas estamos seguros pela qualidade do desfile, que tem vários pontos altos no visual, principalmente nos figurinos. A ala 2, logo atrás das baianas, pra mim tem o melhor desenho na escola toda. Mas tem uma ala que pra mim é a melhor ala em todos os desfiles de escolas de samba virtuais que já participei desde 2007. Não pelo desenho, já que mesmo na Imperador tem vários outros melhores. Mas pela representação da ideia da ala. Se alguém quiser ver essa ala quando começar o desfile, rola pra ala 13 e fica atento pra descrição que vai ser dita na narração.
.
Interatividade - Qual a sua mensagem pro público que acompanha o Caesv? E para os torcedores de sua escola?
.
Edson - Boa parte da nossa visão de carnaval está nessa entrevista e no nosso desfile, que além de contar a história fala sobre o presente e o futuro no terceiro setor. E aos torcedores, se houverem, digo que fiquem tranquilos, o desfile será bom. Subir é consequência de desfilar bem. Mas eu não duvido nada da qualidade dos desfiles das co-irmãs. Será uma noite maravilhosa!

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabens garoto,voce e bem articulado nas respostas,lembra seu velho e incrivel PAI.