quinta-feira, 24 de julho de 2008

Raio-x Virtual! Por dentro da sua escola


Na super estréia do Raio-x, vamos conversar com Vítor Saraiva, carnavalesco da Império do Progresso. E ele já adianta, Progresso vem para brigar!



1-O que você destaca no seu traço e na sua concepção de desfile?

Gosto de pensar o desfile enquanto linguagem, e propor soluções novas. Fugir dos clichês, apresentar imagens ousadas, marcantes, inéditas. Fazer o óbvio é fácil. Busco sempre temas relevantes, e alas e fantasias são pensadas com base na informação que pretendem passar. Referências das artes, teatro e cinema, por exemplo, são bem vindas. Mas é o enredo quem define a estética, nunca o contrário.


2-É difícil dividir o trabalho em 2 agremiações?

Nunca o fiz por achar difícil demais. O exercício de encarnar e interpretar dois estilos carnavalescos diferentes é até atraente. Mas o trabalho, para mim, é árduo demais, demorado demais, e ou uma escola sairia prejudicada, ou as duas. Prefiro me concentrar em uma só e fazer algo bacana. Além do que, criatividade não brota do chão, e gastar tudo num ano só, sem receber por isso, me parece pouco inteligente.

3-Como foram os preparativos desse carnaval e quais as expectativas para o desfile e a recepção do público?

O barracão da Progresso foi bem mais tranqüilo dessa vez. Apesar do ritmo frenético, no final, tudo conseguiu se manter dentro do cronograma. O processo foi menos demorado, também. Após o criticado desfile do ano passado, nossas expectativas são as melhores possíveis. Ouvimos as críticas, mudamos algumas coisas e mantivemos outras. Acredito muito no desfile da escola.

4-Quais os pontos principais da escola?

Personalidade. Considero a Progresso uma escola madura, com 5 anos de CV e 4 desfiles. Mantivemos a mesma linha de enredos, a mesma forma de entender o carnaval... enfim, todo mundo vai saber que é a Progresso desfilando. Isso é muito legal.

5-Houve alguma dificuldade em realizar algum ponto do desfile? Se sim qual?

O enredo rendeu maravilhosamente bem. Foi fácil desenvolver o desfile. Os carros, talvez, tenham sido o que mais me deu dor de cabeça. Confesso que ando mais interessado nas alas, e tive que me policiar para não prejudicar as alegorias. O abre alas, pra citar um, foi parido à fórceps em dois meses.

6-O que você acha que vai diferenciar sua escola das outras?

Temos alas e carros 100% feito a mão, cada detalhe. Nosso traço clean também permanece. As fantasias receberam um carinho especial. Mas acho que o estilo particular da escola será o diferencial.

7-Para finalizar, um resumo do que veremos no desfile da agremiação.



O enredo da Progresso é um recorte histórico que compreende a passagem de Darwin pelo litoral brasileiro, em uma expedição cartográfica inglesa. Contamos como ele se maravilhou com a nossa mata atlântica, e como se chocou com a visão da escravidão. Tecemos, então, as idéias formuladas pelo cientista para a construção de uma poderosa nação, unindo nossas riquezas naturais e a garra do negro brasileiro. O olhar inglês de Darwin sobre nossa terra gera um desfile meio vitoriano, plácido, mas muito colorido.
Aguardem a Progresso. Estamos muito confiantes, e temos tudo pra fazer um grande carnaval. É ver para crer.

Nenhum comentário: