O grande mal que assombra as cabeças liesvianas é a esperança maior dos caesvianos: a possível criação do Grupo B. Quando se leu o regulamento de 2008, foi vista essa possibilidade:
• Artigo 21 – Caso mais de 12 (doze) escolas, efetivamente, participem do desfile de avaliação, o Diretor Geral da CAESV poderá criar um Grupo com as escolas que obtiverem da 3ª à 8ª posições, que será denominado GRUPO B DA LIESV. Só participarão deste grupo escolas que fizeram parte do desfile de avaliação.
De início achou-se que não obteria-se um número assim, afinal no ano de 2007, o desfile aconteceu com somente 9 escolas. Porém no 1º Boletim da Caesv, publicado no site da liga, viu-se um número muito superior a isso:
• Tendo em vista a gigantesca quantidade de escolas e de pessoas talentosas chegando na LIESV, caso mais de 12 das 38 (isso mesmo, trinta e oito!) escolas inscritas na CAESV desfilarem, a LIESV poderá criar um Grupo B. Seria o seguinte - campeã e vice da CAESV 2008 desfilarão no Grupo de Acesso A 2009. O Grupo de Acesso B seria formado pelas escolas que ficarem entre a terceira e a oitava colocação. As escolas do Grupo B terão alguns benefícios, tais como ter samba no CD da LIESV 2009, e ter menos competição por vaga no Acesso A de 2010. Portanto, convide seus amigos para montarem escolas - quanto mais escolas, mais chances da sua escola entrar na LIESV.
Assim sendo, a possibilidade da criação do Grupo B ganhou força na liga e virou foco das conversas na caesv, porém isso gerou uma não aceitação do pessoal da liga, não da direção, mas sim dos presidentes das escolas que já pertecem a liga, eles alegam que essa experiência de grupo B não deu certo no passado e que agora poderia gerar um segundo racha, porém o vice-presidente da liga, o João Marcos, respondeu na comunidade da liga a um deles que agora será diferente e será mais estruturado:
- Lipe (presidente da Vizinha Fofoqueira), a diferença do grupo b que estamos planejando é que não será feito para colocar uma escola igual aquela ociosos (como foi feito pela diretoria anterior), que quase arruinou a Liesv, e sim para dar um prêmio para essa garotada que está se esforçando para colocar seu carnaval na tela.
E outra - vai depender do que vier. Se tivermos 20 escolas desfilando na Caesv, mas todas forem fracas, grupo b não será montado de jeito nenhum.
Pode ficar tranquilo, que tudo será friamente calculado - Afirma JM.
Essa possibilidade enche os olhos do pessoal novo. Não que as escolas do Grupo de Avaliação estejam se rebaixando ou achando que não tem a capacidade de ganhar as três vagas, mas sim pra dar mais valor a essa galera que, como disse o JM, levou o ano todo para tentar ingressar nessa liga, e que no final do desfile só três escolas subiriam. Porém esse maior desejo dos caesvianos está levando aos nervos alguns componentes quando se toca nesse assunto. É necessário lembrar que isso não é uma pressão das escolas da Caesv e nem foi uma proposta dos novatos, isso é uma possibilidade que alegra todos que querem ingressar nessa liga que é modelo de organização em todo carnaval virtual.
Outra alegação do pessoal é a idéia de Exclusividade, porém essa idéia é muito relativa, afinal as escolas do Especial e Acesso tem, ás vezes, os mesmos participantes, tendo pessoas em várias escolas com vários pápeis, mas mesmo assim não largariam sua equipe para contratar gente nova, afinal eles já tem intimidade com os colegas de escola. A questão de exclusividade na Caesv já é diferente em algumas escolas, quem sabe até na maioria. Na Império Soberano, Acadêmicos do Setor 1, Pescadores de Búzios e Renascer de Meriti, por exemplo, são escolas que apresetam equipe esclusiva. Isso não seria uma desculpa.
Alegam também a questão de estrutura das escolas caesvianas. Essa questão faz nós voltarmos para a exclusividade novamente, afinal a maioria das escolas da liesv já tem seus componentes sobrecarregados com várias escolas, porém isso não seria nem um ponto negativo se houver comprometimento verdadeiro e profissionalismo. Porém esse ponto é complicado pois existem escolas da Caesv mais organizadas do que até mesmo escolas do Especial, por exemplo, algumas escolas da caesv entregaram o material bem cedo, cerca de uma semana de antecedência, já houve escolas da Liesv que teve de ser excluída por atraso de mais de 7 dias. Outra teoria cai.
Há ainda a possibilidade das escolas da Liesv temer as escolas da Caesv, porém essa tese não tem muito fundamento pois as pessoas da Liesv já tem grande experiência e isso faz um "pouco" de diferença também, e caso uma escola seja tão boa a ponto de desbancar as que já estão na Liesv, ela irá subir naturalmente pro A e isso será mais fácil pra subir pra o especial.
Vejo uma última possibilidade, que tem até uma grande chance de ser verdade: a questão da votação. Todos sabem que quem ingressa na Liesv tem direito a voto nas decisões da liga, como mudança de regulamento e até do estatuto. Assim sendo, creio que a possibilidade de mais 8 pessoas ganharem a opção de voto, faça com que haja essa não aceitação em massa do grupo atual da Liesv, pois assim o voto de uma pessoa é diminuido e a proporção que é de 1/22, passaria a ser de 1/30. Mas essa questão, isso se for essa "a questão", poderia ser resolvida sem muito prejuízo. Poderia ser aplicado diferentes pesos para os votos de cada grupo. Por exemplo, o voto de uma pessoa do especial valeria 3; do Acesso A, 2; e do B valeria somente 1. Ou então poderia achar outra solução mais cabível para a satisfação de todos. Afinal, para os caesvianos, fazer parte da Liesv "oficialmente" é o que importa. Basta ser reconhecido, e isso já está bom.
Discursões a parte, essa decisão será tomada provavelmente no dia da Apuração, dia 28/06 às 16h. Mas não cabe a nenhum presidente ou componente da Liesv, muito menos da Caesv essa decisão. Ela será da direção da liga de acordo com o desfile e organização de cada escola. Ou seja, basta a cada um só torcer pelo lado que lhe favoreça, e esperar a decisão final. Se for vetada só 3 escolas sobem, e as outras 19 terão que esperar até o próximo desfile para tentar ingressar na liga. Que o melhor seja feito!
Boa Sorte às escolas!
Abraços!
2 comentários:
Bem... quanto a ultima questão que com certeza é "A questão".
A minha opinião é a de que não de deve ser feito isso, o que é implantando pela atual direção é que todos são iguais perante o regulamento e o estatuto, portanto uma escola do B deve ter os mesmos direitos e pesos nas decisões quanto um escola do Grupo Especial.
EU (e não a S.E.S.V. Pavão de Osasco), sou contra a criação do grupo, devido ao fato que pode desencorajar as pessoas a entrarem na Liga e de inscreverem escolas novas, pq demorariam no mínimo 3 anos para que a pessoa pudesse chegar ao grupo especial, e alem do mais na minha opinião o CAESV desenvolve muito bem a função de "Grupo B" da LIESV, pois os novos talentos são descobertos dali, por exemplo minha equipe que era da CAESV ano passado e fomos convidados para assumir uma escola do Grupo Especial.
Juninho Grazoto
Vice-presidente
S.E.S.V. Pavão de Osasco
Caso a idéia do Grupo B não vá pra frente, a liga tem que estudar outros métodos de prestigiar essa galera que está no CAESV, pois ao que me parece o nível será muito bom, e caso a expectativa se confirme e o grupo B não seja criado, muita gente que poderia servir à LIESV pode ficar de fora... Seria inclusive uma espécie de perda para a Liga. Nõa por ser do avaliação, mas particularmente sou a favor do grupo B ou então de uma outra forma de fazer com que essa galera que proporcionou esse recorde pra LIESV seja lembrada e agraciada pelo empenho
Postar um comentário