terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Entrevista Lira de Ouro

G.R.E.S.V. Lira de Ouro 2008
Presidente: Rodrigo Dula
Interprete: Rodrigo Dula
Carnavalesco: Rodrigo Dula
Enredo: EVOHÉ! E O MEU CORAÇÃO SE DEIXOU LEVAR... DA LIRA EU SOU! E NUNCA PODEREI NEGAR!


Números de alegorias: 4 (máximo)
Números de alas: 18 (máximo)
Números de tripés: 1 (máximo)

1 - Dula você está gostando de trabalhar sozinho ou gostaria de ter alguma pessoa junto com você na Lira de Ouro?

Na realidade, não estou trabalhando sozinho. A Lira de Ouro não é uma agremiação de um só, como um antigo estandarte, até poético, de um folião carioca, onde havia escrito: "Bloco do Eu Sozinho". É verdade que eu estou elaborando o enredo e toda parte visual da escola, além de responder pela presidência da escola. Mas, só na ala de compositores, 12 pessoas estão participando ativamente da escola - como podemos ver no site: "www.liradeouro.kit.net". Além disso, existem projetos para que mais pessoas possam participar diretamente da escola. O que ocorre nesse momento é que, como fundador da escola, quero semear uma raíz forte para que no futuro possa confiar em outras pessoas para cargos de diretoria executiva. Mas, veja, muitas escolas possuem pessoas em cargos onde não fazem praticamente nada, não porque não querem, mas porque simplesmente não existe um espaço real para tantos diretores. É a famosa "ala das camisas", de quem gosta de se fantasiar de diretor, ou de tumultuar as coisas. Na Lira de Ouro quem se envolve participa efetivamente e, principalmente, rema na mesma direção. Em uma escola virtual não temos figurantes e nossas comunidades não estão reduzidas a bairros, elas estão espalhadas por todo Brasil e pelo mundo. Em breve, além da criação de um coral, ampliaremos a ala de compositores. Sonho com uma escola com mais de 100 pessoas envolvidas diretamente e mais a torcida. Teremos pessoas fazendo sambas o ano todo. Ou seja: estamos honrando a seriedade apaixonante da LIESV e de seus participantes e adimiradores. Fazendo valer a denominação "Escola de Samba" com muita dedicação e muito vigor.

2 - Dula por que desse enredo da Lira de Ouro? Onde você tirou a idéia do enredo?

Nosso enredo para o carnaval virtual 2008, nosso primeiro desfile, é: "Evohé! E O Meu Coração Se Deixou Levar... Da Lira Eu Sou! E Nunca Poderei Negar!". Esse enredo surge da necessidade e da vontade de fazer um desfile de avaliação que apresente a escola, seus ideais e seu pavilhão. É um cartão de visita. Porém, vamos muito além disso. Mostraremos de forma poética e alegórica a história do carnaval e homenagearemos todos nós que somos apaixonados pelo desfile das escolas de samba, reais e virtuais. Isso de uma forma bem lúdica. Lírica. Embora aparentemente leve - propositalmente, diga-se de passagem -, esse enredo envolveu, além de todo um conhecimento calcado ao longo de vários carnavais, muita pesquisa, em livros inclusive, como o "História do Carnaval Carioca", da Eneida, o também fundamental "100 anos de Carnaval no Rio de Janeiro", do Haroldo Costa, e o lindo "Fazendo Carnaval", da campeoníssima Rosa Magalhães. Isso entre outras obras, igualmente importantes e deliciosas. Espero fazer ecoar no peito de toda a platéia e participantes das escolas co-irmãs o antigo grito de felicidade e paixão do Rei da folia: Evohé!

3 - Como vem as baianas da Lira?

Lindas.

4 - Como será a bateria da Lira?

São 300 integrantes. Todos de alta tecnologia... Mais de 5 megas bytes de pura qualidade e harmonia! Som Hi-tech total. É a pura cadência da mixagem de samples. Tudo com uma sonoridade perfeitamente tradicional, claro.

5 - O quê você mais está gostando na Lira de Ouro esse ano?
É o primeiro desfile da escola. Mas, parece que é a comemoração de um jubileu... Me emociono cada vez mais com ela. Dia após dia. A data do desfile vai se aproximando, e a escola vai ficando mais e mais linda e empolgante. Quer sentir isso também? Deixe a Lira te levar... E, pode parecer exagero, ou mesmo, sensacionalismo barato, mas não é. Nunca poderia imaginar que uma escola de samba virtual pudesse ser motivo para tanta emoção, causar aquela sensação de friozinho na barriga e despertar tanta ansiedade. E, sabe como é o nome disso? É paixão! É romantismo! É lirismo... É Lira de Ouro!

Nenhum comentário: